domingo, 28 de outubro de 2007

Jogos baseados em Animes, bons ou maus?

Como grande adepta das duas formas de arte (a meu ver), tenho sempre a vontade de comprar o jogo baseado no anime/Manga que ando a ver/ler, exemplo disso, é o jogo "FullMetal Alchemist Dual Sympathy" para a Nintendo DS. Ando sempre num impasse, compro ou não compro, o que me faz querer comprar é o facto de ser fanática pela série, e querer coleccionar tudo dela, mas o que me faz voltar atrás são as notas que o jogo levou, baixas, à volta dos 5/10.
O Anime e a Manga de FullMetal Alchemist são do melhor no seu género, mas os jogos não estão ao seu nível. Irei explicar o porquê mais à frente. Penso que vos devo dizer que ainda estou num impasse, ainda não sei se compre ou não o jogo, penso que quando voltar a ir à loja o compro sem pensar antes, isto acontece-me sempre quando entro em lojas, principalmente se forem de Comics, é como se fosse um impulso.

Outro jogo considerado medíocre é "Naruto Ninja Council 3", também para a Nintendo DS, o jogo não iguala a série ou a Manga, assim como "FMA Dual Sympathy". Naruto NC3 levou melhores notas, mas pouco melhores, sei que os seus jogos para PS2 também não são flor que se cheire.

Creio que a razão dos jogos baseados em Animes são maus por serem feitos à pressa, e que são apenas para agradar fãs do género literário e do Anime. Porém, poderá também agradar miúdos que tenham visto as séries e pensem que os protagonistas são o Son Goku de DragonBall.

Ainda bem que falo de DragonBall, penso que esse seja um dos casos de sucesso de jogos baseados em Animes/manga. Neste caso, não sei se qual o que surgiu primeiro, se o anime se o jogo. Sei que a Manga foi definitivamente a primeira a aparecer.
DragonBall tem dezenas de jogos, uns muito bons, por exemplo, o Budokai Tenkaishi 2 para a PS2/Wii, outro que acho muito bom, mas o que estraga tudo é a sua longevidade é "DragonBall Advanced Adventure" para o GameBoy Advance, um jogo de plataformas/acção.

Creio que grande parte dos jogos baseados em animes são mauzinhos, mas como vimos, há excepções.
Já agora, deixem-me dizer que Naruto vai passar na SIC Radical, esperemos que tenha tanto sucesso como teve DragonBall, e que a partir daí se vejam as lojas cheias de "stuff" de Naruto.


Comentários são bem-vindos, digam o que acham acerca deste contraste Anime vs Videojogo do anime.
Tenho dito,
Kai